quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Corrida Espacial 2: a disputa será outra !


______________________________________________________________________
Turismo espacial já é realidade
Virgin Galactic

 
 Logotipo da Virgin Galactic

Desde os anos de 1950, as pessoas são fascinadas pelo espaço. Apreço que só foi reforçado com o passar do tempo, principalmente com a aterrissagem da Apolo 13, em 1969. Quando o mesmo ocorreu, as pessoas acharam que poderiam fazer turismo no espaço em até 30 anos, o que não aconteceu. Recentemente, foi construído pela Virgin Galáctic, o primeiro Espaço-porto do mundo. Situado em Los Cruces, estado do Novo México, EUA. Os últimos testes estão sendo feitos, podendo começar os lançamentos à órbita, no primeiro trimestre de 2015. Se vc pretende dar um pulinho na órbita da Terra, prepara o bolso, pois lhe custará nada mais nada menos que 250 mil dólares, cerca de 580 mil reais, sendo aceitos também bitcoins. Mais de 700 bilhetes já foram vendidos, para famosos, como Rihanna, Justin Bieber, entre outros. Ao todo estarão a bordo, oito tripulantes, incluindo piloto e copiloto, os tripulantes poderão desfrutar também da gravidade zero, enquanto estão em órbita.

  
Espaço-porto da Virgin Galactic
 WhiteKnightTwo (nave mãe) - responsável por levar a nave onde estão os tripulantes

 
SpaceShipTwo (SS2) - responsável por levar os tripulantes a bordo

Space Expedition Corporation
 
Logotipo da Space Expedition Corporation

A empresa quer começar seus lançamentos o quanto antes, querendo ser a primeira a inaugurar de vez, o turismo aeroespacial. Seu programa, é divido em três etapas, na 1ª etapa, pretendia-se a partir do final de 2013, lançar a espaçonave Lynk Mk I de Mojave, Califórnia, levando o participante a 60 km de altura. Na segunda etapa, que pretende ter início a partir do segundo semestre de 2014, os lançamentos passarão a ser feitos de Curação, Caribe, podendo alcançar 103 km de altura. Já na terceira etapa, prevista para 2015, os lançamentos serão feitos tanto de Mojave, tanto de Curação. Sendo ao todo, 100 voos. O pacote custa 120 mil dólares (300 mil reais), que inclui o voo de 60 minutos e o treinamento para tal, sendo a passagem para a Holanda, onde será o treinamento, por conta do viajante. A viagem será feita por apenas dois tripulantes, o piloto e o turista, alcançando 103 km de altura, proporcionando a vista desde a Flórida, nos Estados Unidos, até o nordeste do Brasil.

Espaço-porto da Space Expedition Corporation

 
Nave Lynx MK I entrando em órbita da Terra

Nave Lynx MK I planando em órbita da Terra

Reino Unido

 
Bandeira do Reino Unido

O Reino Unido pretende construir seu próprio espaço-porto, para atender a demanda do turismo espacial e de viagens à órbita terrestre. Até agora, oito lugares estão concorrendo para sediar o espaço-porto, sendo esses, que vão desde a Escócia, até o sul da Inglaterra. O país pretende concluir as obras até 2018, pois depois de pronto, poderá ser usado por empresas como a Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson ou a estadunidense XCOR, com fins comerciais. O Reino Unido prevê um lucro de cerca de 500 bilhões de dólares, até 2030, com o considerado turismo do futuro.

A grande diferença para os tradicionais aeroportos que já existem será uma área própria para o lançamento de foguetes, pois as outras estruturas serão semelhantes 

(Fonte: Terra / Google Imagens / The Guardian / UOL)
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário