quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Guerra dos Cem Anos (1337-1453)

_______________________________________________________________________
Introdução

   

Apesar de ter durado 116 anos, o conflito é conhecido como Guerra dos Cem Anos. Foi um conflito ocorrido durante a Idade Média entre França e Inglaterra, devido a disputas territoriais, políticas e econômicas.
_______________________________________________________________________
Início
Dá-se início uma forte crise, devido à ausência de um herdeiro direto para o trono francês. Com isso, o rei britânico Eduardo III, neto do monarca francês Felipe O Belo (1285-1314), reivindicou o direito de unificar as coroas inglesa e francesa. Assim, a Inglaterra passaria a dominar as prósperas cidades comerciais, principalmente da região de Flandres.

Devido ao apoio dos comerciantes de Flandres, por terem negócios estabelecidos com a Inglaterra, a mesma sai vitoriosa nas primeiras batalhas e domina alguns territórios do Norte da França. Então, devido à superioridade e poder bélico dos ingleses, a monarquia francesa poderia ser extinta. Entretanto, a decorrência da Peste Negra impôs uma pausa no conflito.


Com isso, as batalhas só são retomadas em 1356, quando a Inglaterra conquista novos territórios e recebe o apoio de alguns nobres franceses. Então em 1360, a França se viu obrigada a assinar o Tratado de Brétigny-Calais devido à captura de seu rei João e sua corte. Pelo documento, a Inglaterra oficializava seu domínio por parte da França e recuperava seus territórios conquistados pelos franceses. 
_______________________________________________________________________
Desenvolvimento
Os camponeses franceses foram drasticamente afetados pela guerra. A falta de recursos, altos impostos e fracas colheitas foi oque motiva as jacqueries. Então, o rei Carlos V reorganiza o exército da França junto aos exércitos mercenários e retoma uma parte de seus territórios.

Devido às revoltas internas da Inglaterra, a guerra se dá uma pausa nas últimas décadas do século XIV. Porém, mesmo com esse período sem combates, um tratado de paz não havia sido protocolado entre ambas as partes. Então em 1415, o rei britânico Henrique V retomou a guerra recuperando a porção Norte da França e devido ao Tratado de Troyes, ele garantiu para si o direito de suceder o trono francês.

Em 1422, com a morte de Carlos VI da França e Henrique V da Inglaterra fizeram com que o trono francês ficasse sob a regência da irmã de Carlos VI, então casada com Henrique V da Inglaterra.


Nessa época, os franceses já não suportavam mais a dominação da Inglaterra. Foi ai que apareceu Joana D'Arc, uma camponesa analfabeta que alegava ter recebido uma força divina para livrar a França do controle inglês.
_______________________________________________________________________
Final
Devido a sua alegação de ter sido designada por Deus, Joana D'Arc lidera as tropas e populações locais. Se aproveitando da situação, o rei Carlos VII mobilizou tropas e passou aumentar e liderar os exércitos que mais uma vez se chocaram contra a Inglaterra. Nesse período, os nobres franceses temem um fortalecimento de uma liderança popular e formulam um plano para entregar Joana D'Arc para os ingleses.

Então, após inúmeras derrotas, Joana é capturada pelo Duque Felipe de Borgonha, em 1430, acusada de bruxaria perante os tribunais da Inquisição em condenada a morte na fogueira, em 1431.


Na França, coexistiam no poder dois reis: Carlos VII, da França e Henrique VI, da Inglaterra. A França sai vitoriosa na Batalha de Castilhon, em 1453, recuperando todos os seus territórios, assinando um tratado de paz e pondo fim a Guerra dos Cem Anos.
_______________________________________________________________________

Principais Batalhas da Guerra dos Cem Anos

. Batalha de Crécy - 1346 (vitória da Inglaterra)
. Batalha de Calais - 1347 (vitória da França)
. Batalha de Poitiers - 1356 (vitória da Inglaterra)
. Batalha de Azincourt - 1415 (vitória da Inglaterra)
. Batalha de Orleãs - 1429 (vitória da França)
. Batalha de Jargeau - 1429 (vitória da França)
. Batalha de Patay - 1429 (vitória da França)
. Batalha de Formigny - 1450 (vitória da França)
. Batalha de 1453 - 1453 (vitória da França)

(Fonte: Suapesquisa / Infoescola / Brasilescola / Google Imagens)
_______________________________________________________________________

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Guerra da Cisplatina (1825-1828)

_______________________________________________________________________
Introdução
                  
Foi um conflito entre Brasil e Argentina pela posse da Província da Cisplatina, atual Uruguai. Devido á sua localização estratégica, sempre foi disputada pela Coroa Portuguesa e Espanhola. 

Portugal foi quem fundou a Colônia do Sacramento (primeiro nome dado a Cisplatina), em 1680. Porém, o território passou a pertencer à Espanha em 1777, sendo então colonizado de acordo com a cultura espanhola.

Porém, na época em que a Coroa Portuguesa se transferiu para o Brasil, D João VI anexou novamente a região. Então, devido a razões políticas econômicas, ele enviou tropas a Montevidéu, ocupando o território e nomeando-o como Província da Cisplatina. 
_______________________________________________________________________
Início
Movimento de Independência

Em 1825, durante o reinado de D. Pedro I, é liderado um movimento de libertação da província. Devido aos costumes e idiomas da Cisplatina, seus habitantes não aceitam pertencer ao Brasil. Então, sob o comando de João Antônio Lavalleja, eles se organizaram para declarar a independência da região.

A Argentina apoia o movimento, lhes oferecendo força política e suprimentos (alimentos, armas e etc.). Entretanto, os argentinos planejavam anexar a Cisplatina, logo que esta se libertasse do Brasil.


Devido à revolta, o Brasil declara guerra à Argentina e Cisplatina. Com isso, houve inúmeros combates, que fez com que D. Pedro I gastasse muito dinheiro público.
_______________________________________________________________________
Desenvolvimento e Fim

Os brasileiros não apoiaram o conflito, pois já sabiam que para financiar a guerra, o governo aumentaria os impostos. Este período desgastou ainda mais a imagem de D Pedro I.

Devido a seus interesses econômicos na região, a Inglaterra atua como mediadora. Então, em 1828, propõem um acordo entre Brasil e Argentina, o qual estabelecia que a Província da Cisplatina não pertenceria a nenhum dos dois, porém seria independente. Com isso, nasceu a Província Oriental do Uruguai.

Os gastos da guerra, fez com que a economia brasileira ficasse desequilibrada, já decaída com o valor gasto para o reconhecimento da independência do país. Se pelo menos o Brasil tivesse ganhado, valeria a pena o investimento.


Com isso, agravasse ainda mais a crise política no país. A perda da província foi um motivo a mais para a insatisfação da população em relação ao Imperador, que renúncia em 1831.
_______________________________________________________________________
Combatentes

Flag of Empire of Brazil (1847-1889).svg Império do Brasil
Flag of Prussia 1892-1918.svg Mercenários Alemães

Força
Exército: 10.000 homens.
Marinha: 1.200 homens. (1 navio de linha / 6 fragatas / 18 brigues e bergantis / 25 embarcações inferiores)
__________________________________________________

Flag of Argentina (alternative).svg Províncias Unidas do Rio Prata (Argentina e Uruguai)

Força
Exército: 800 homens.
Marinha: (brigue General Belgrano 14 canhões / brigue General Balacre 14 canhões / algumas canhoneiras / Corveta Comércio de Lima 28 canhões)

(Fonte: Infoescola / Wikipédia / Google Imagens)
_______________________________________________________________________

domingo, 13 de outubro de 2013

Guerra Civil Americana (1861-1865)

_______________________________________________________________________
Introdução

Ficou conhecida como Guerra Civil Americana, por ser o conflito ocorrido nos Estados Unidos da América entre 1861 e 1865 que pôs de lado os estados do norte e sul do país.

No início dos anos de 1860, os EUA apresentava um bom progresso e, estava pronto para assumir uma posição de renome no cenário político e econômico mundial. Porém, os conflitos de interesses internos impediram esse crescimento dos Estados Unidos.

Ambas as partes, tiveram colonizações bem diferentes. Ao norte, os colonos tinham como objetivo fazer das terras como sua moradia definitiva. Já ao sul, o sistema colonial empregado foi semelhante ao de Cuba ou no Brasil, quando se predominava a dedicação das grandes propriedades a monocultura, utilização de mão de obra escrava, (que já havia sido extinta naquela época no norte) e extrema dependência de produtos industrializados importados.
_______________________________________________________________________

Início

As restrições em relação á escravidão ficavam cada vez mais fortes, devido ao avanço da segunda Revolução Industrial, pois os grandes fazendeiros do sul não queriam abrir mão de sua principal mão de obra. A divisão norte/sul e estados escravocratas/ estados livres polarizavam-se cada vez mais em todos os pontos da sociedade, deixando apenas uma solução para o rumo dos Estados Unidos.

Com a eleição de Abraham Lincoln, o estado da Carolina do Sul é o primeiro a se separar, em 24 de dezembro de 1860. Então, no ano seguinte, os estados que assemelham economicamente e politicamente seguem seus passos, formando os Estados Confederados da América. Sob o comando de Lincoln, o norte se permanece inerte, assistindo o movimento dos confederados, liderados por Jefferson Davis.

O conflito se inicia no dia 12 de 1861, com o ataque do sul ao Forte Sumter, oque provoca a reação da União. 
_______________________________________________________________________
Desenvolvimento e Fim 
Conhecida também como Guerra de Secessão, o conflito armado, pois de lado os onze estados confederados do sul contra os treze estados da União. 

Devido a forte industrialização do norte, a União teve um excelente resultado durante a guerra. Equipados com os mais modernos armamentos, incluindo canhões de longo alcance e os primeiros submarinos. Já o exército do sul, era composto principalmente pela cavalaria, contava mesmo com a bravura de seus soldados, entre eles Robert E. Lee, que mesmo em situações de desvantagem, conseguiu importantes vitórias para o sul. 
_______________________________________________________________
. Batalha de Gettysburg



Tendo início no dia 3 julho de 1863, foi à batalha com mais vítimas na Guerra Civil Americana. Ocorreu nos arredores Gettysburg, Pensilvânia, e foi ponto culminante da segunda invasão do norte pelo exército confederado do general Robert E. Lee. Porém, a vitória foi da União.

US flag 34 stars.svg União
Principal líder: George Gordon Meade.
Força: 88.289.
Vítimas: 23.049 - (3.155 mortos) (14.529 feridos) (5.365 capturados/desaparecidos).

CSA FLAG 4.3.1861-21.5.1861.svg Confederação
Principal líder: Robert E. Lee.
Força: 75.000.
Vítimas: 28.063 - (3.903 mortos) (18.735 feridos) (5.425 capturados/desaparecidos).
_______________________________________________________________________

Então, quando o sul não conseguia vencer mais nenhuma batalha, no dia 28 de junho de 1865 as tropas remanescentes dos estados confederados do sul assinaram a rendição. Foi um conflito que mais causou a morte entre os estadunidenses, matando cerca de 970 mil pessoas. O resultado da guerra mostrou o poder dos estados do norte, que venceram porque eram mais desenvolvidos do que o sul. Com isso, os Estados Unidos aboliram completamente a escravidão em seu país, voltando a focar-se em seu crescimento econômico e político.

Não vamos esquecer-nos de Devil Anse Hatfield e Haldall McCoy, bons amigos e bravos combatentes do sul que sobreviveram a Guerra Civil Americana e quando voltaram para seus lares(Kentucky e Virgínia Ocidental) se desentenderam por motivos não tão fúteis e começaram sem querer outra Guerra Civil.

Fonte: (infoescola/ Google Imagens/ Wikipédia)
_______________________________________________________________________