quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Guerra do Iraque (2003-2013)

_______________________________________________________________________
Introdução
 X 
Devido aos atentados de 11 de setembro de 2001, os EUA ficam em alerta em relação aos seus possíveis inimigos. Começam uma guerra contra o Iraque em 2001 derrubando os talibãs do poder, porém, não conseguem capturar Osama Bin Laden. Com isso, o presidente George W. Bush cria paralelamente a Lei Antiterrorismo, pela qual o Estado teria direito de prender estrangeiros violando determinadas liberdades individuais e sem acusação prévia.

Durante esse mesmo período, o governo norte-americano conseguiu a liberação de fundos do orçamento para o investimento em armas no valor de 370 bilhões. Devido ao fracasso na captura de Osama Bin Laden, os Estados Unidos desviam sua atenção para outros possíveis inimigos. Conhecidos como "eixo do mal", eram os principais países como alvos a Coréia do Norte, Irã e Iraque. Por ter sido comandado por Saddan Hussein, o Iraque foi o primeiro a ser investigado pelos EUA.
_______________________________________________________________________
Início
Em 2002, o presidente George W. Bush dá início a uma forte campanha em relação às operações militares iraquianas. Denunciou diversas vezes a presença de armas de destruição em massa, podendo colocar em risco os Estados Unidos e seus aliados. Os EUA conseguiu uma equipe de inspetores das Nações Unidas para que fizessem uma investigação no estoque de armamentos controlados por Saddan Hussein após uma denúncia.


Então, em fevereiro de 2003 a ONU chegou à conclusão de que não havia nenhuma arma de destruição em massa no Iraque. Contanto, o presidente George W. Bush contraria o Conselho de Segurança da ONU e organiza um ataque ao Iraque. Com isso no dia 20 de março de 2003, com o apoio de tropas italianas, espanholas, britânicas e australianas, os EUA da início a Guerra do Iraque com um intenso bombardeio.
_______________________________________________________________________
Desenvolvimento e Fim
Em pouco tempo, Saddan Hussein é derrubado do poder pela força de coalização e pelo mesmo é instaurado um governo provisório. Então em dezembro de 2003, o governo dos EUA declarou vitória após ter prendido Saddan Hussein. Mesmo assim, os Estados Unidos estabeleceu um grande incômodo político por não encontrar as tais armas químicas e biológicas.

No decorrer dos meses, o povo iraquiano vai às urnas para a eleição de figuras políticas com o objetivo de formar uma nova constituição. Então, com a apuração dos votos, é criada uma nova carta e é eleito Jalal Talabani como novo presidente do país. Por um instante, devido aos acontecimentos ocorridos anteriormente, foi pensado que isso seria o fim da ocupação norte-americana.

Porém, estava longe de uma instabilizarão o cenário político iraquiano. Dominados por facções sunitas e xiitas, os grupos políticos internos enfrentavam-se em inúmeros conflitos civis. Mesmo após anos de ocupação, os Estados Unidos lutavam uma batalha que parecia não ter fim, pôs suas tropas eram frequentemente atacadas por terroristas. 

Fonte: (Brasil Escola/ Google Imagens)
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário