quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

_______________________________________________________________________
Introdução

Devido a movimentos liberais, manifestações trabalhistas, ascensão de grupos políticos com tendência anarquista, socialista e comunista, o regime absolutista abdica do poder. Com isso, em 1923, o General Primo de Rivera instala uma ditadura militar com o apoio dos monarquistas. Entretanto, com a forte crise econômica da década de 30, que teve seu início com a Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, os movimentos de esquerda se reorganizaram e derrubaram a ditadura em 1930. Em seguida, caiu a monarquia, que fez com que seu rei Afonso XIII fosse obrigado a exilar-se.


Então, a Espanha implantou uma reforma política que marcou o começo da Segunda República, devido há uma fracassada tentativa de instaurar a monarquia. Com isso, no final de 1931, o país proclamou uma República (República dos Tabajadores) e elegeu seu novo presidente, Niceto Alcalá Zamora. O mesmo implanta um regime com voto livre direto, iniciou uma reforma agrária, separou a Igreja do Estado e fixou novos salários.

 

Mesmo assim, houve um violento conflito de classes que gerou a morte de inúmeros políticos, principalmente entre anarquistas e direitistas que abalou o prestígio da Frente Popular. Devido a isso, os de direita estavam entusiasmados com o sucesso de Hitler somando-se ao golpe direitista de Dolfuss na Áustria, em 1934. Mesmo com a derrota, os direitistas começaram a conspirar contra o governo, com o apoio de militares e de regimes fascistas (de Itália, Portugal e Alemanha). 
_______________________________________________________________________
Início

Isso fez com que eles (direitistas) acreditassem que todo aquele apoio derrubaria facilmente a República. Então, no dia 18 de julho de 1936, o General Francisco Franco lidera o Exército contra o governo Republicano. Porém, nas principais cidades como Madri e Barcelona, o povo saiu às ruas e impediu o sucesso do golpe. Até milícias anarquistas e socialistas foram até então formadas para resistir ao golpe militar. 

Devido a isso, o pais se torna dividido, em áreas nacionalistas, dominadas pelas tropas do General Franco e em áreas republicanas, comandadas pelos esquerdistas. Nas regiões republicanas, foi feita uma revolução social, as fábricas passaram a serem controladas pelos sindicatos, as terras coletivizadas, assim como os meios de comunicação. 
_______________________________________________________________________
Desenvolvimento e Fim
Bombardeio de Guernica
Foi um dos episódios mais cruéis e violentos da guerra civil, que teve como apoio aviões de guerra da Alemanha e Itália. Ocorreu no dia 26 de abril de 1937, que levou a morte de 125 civis espanhóis. Foi também, inspiração de Pablo Picasso, que pintou uma tela relacionada ao bombardeio, denominada de Guernica.


Devido à tomada quase que completa do território espanhol pelas tropas do General Franco, em 1938 e o armistício assinado pela União Soviética com a Alemanha que retirava suas tropas da Espanha, já se pode prever o resultado do civil.

Em março de 1939, as tropas do General Franco dominam a cidade de Barcelona, após uma sangrenta batalha na qual morreram por volta de 30.000 republicanos. Então, Francisco Franco se torna o líder da Espanha, cargo em que permaneceu até 1975.
_______________________________________________________________________
Consequências
. Morreram por volta de 330 e 405 mil mortos.
. Meio milhão de prédios foram destruídos.
. Metade do gado espanhol foi morto.
. Queda de 30% da renda per capita.
. Estagnação econômica de quase 30 anos.
_______________________________________________________________________
Combatentes
Falangistas

Possuíam tendência fascista e eram liderados pelo General Francisco Franco, tendo como principal objetivo eliminar o movimento comunista no país. Tinham o apoio dos setores conservadores e tradicionais da sociedade espanhola (Exército, Igreja e Latifundiários). Contavam também com o apoio da Itália fascista e Alemanha nazista. Tendo como objetivo a implantação de um regime autoritário.
Frente Popular

Com tendência esquerdista, tinham como apoio os sindicatos, defensores da democracia e partidos políticos de esquerda. Com o objetivo de combater o nazi-fascismo que se expandia na Espanha e em outros  países da Europa. Tiveram o apoio externo da União Soviética, e defendiam o Governo Republicano.

(Fonte: Sua Pesquisa/Brasilescola/Infoescola/Google Imagens)
_______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário